
Capricórnio, ou CAPRINORNIUS, O Bode
(22 de Desembro a 20 de Janeiro)
**Eeeeeeitcha! Minha vovó Lourdes , tio Nilton, tia Lúcia e tio Álvaro, são tudo Caprinornianos!!
" Eu quero a sorte de um amor tranqüilo / Com sabor de fruta mordida / Nós, na batida, no embalo da rede / Matando a sede na saliva / Ser teu pão, ser tua comida / Todo amor que houver nessa vida " - Todo amor que houver nessa vida - Cazuza
É difícil descrever fisicamente os nascidos em Capricórnio - não há nada que os caracterize nas feições, na cor dos olhos ou dos cabelos, no tom de pele, na altura, etc. Mas um ponto importante é que eles parecem sempre firmemente plantados no lugar em que estão no momento. A agente pode "sentir" a determinação deles, assim como um quê de melancolia que não conseguem esconder.
Será mais fácil encontrá-los em círculos de médio ou alto poder aquisitivo. Não estarão por certo chamando a atenção, contando piadas ou coisas do gênero - não são do tipo extrovertido, que espalha alegria por onde anda, e não podem ser apontados como exemplo de senso de humor. Mas admiram os que subiram na vida, que alcançaram o sucesso ( exatamente o que eles estarão determinados a fazer), e preferem associar-se a eles.
Ambiciosos?! Certamente, embora não deixem que isso transpareça facilmente. Essa ambição influi até na escolha dos amigos e da pessoa amada ( eles nada têm de sonhadores - são totalmente práticos e objetivos).
Têm grande respeito pela tradição, pela autoridade, e muitas vezes são considerados esnobes porque tendem a valorizar muito as coisas materiais ( embora também detestem a ostentação dos novos-ricos).
Dão valor ao prestígio, à imagem pública e à notoriedade - e o que aos outros parece frio e calculista é para eles apenas sensato. Não perdem oportunidade alguma de progredir, seja no âmbito social, seja no do trabalho ( neste ponto, ajuda bastante o fato de, sendo equilibrados e não gostando de arriscar, terem sucesso com as finanças).
A segurança está sempre em sua mira, tanto nos negócios quanto no amor. E eles levam suas ambições adiante com energia, tenacidade, perseverança, capacidade de trabalho e senso de dever. Os grandes problemas não os assustam; pelo contrário, até os animam e fortalecem, fazendo com que suportem e vençam as adversidade.
São íntegros e responsáveis, não se afastando dos seus princípios. Daí exigem demais deles mesmos ( são exemplos de autodomínio), e, consequentemente, dos outros.
São seguidamente intolerantes, severos e rígidos demais, chegando a desprezar os direitos e privilégios dos que os rodeiam. São também muito responsáveis, e não conseguem tolerar a irresponsabilidade alheia.
Têm momentos de grande generosidade, mas prestam ajuda de maneira que consideram mais acertada ( que infelizmente às vezes não é a maneira desejada pelos que recebem essa ajuda).
Entre seus defeitos se destaca o fato de não aceitarem a derrota. Eles têm medo de perder o respeito dos outros, assim como o status que alacançaram, e isso também os torna extremamente desconfiados. Não admitem ser ridicularizados e quando acham que isso acontece perdem o controle, frequentemente buscando a vingança. Esta é uma defesa contra uma possível rejeição por parte dos outros, pois no íntimo eles têm sede de amor, admiração e compreensão.
Mais cedo ou mais tarde, a gente aprende que não adianta lutar contra eles e resolve rever com cuidado todas as suas ( grandes) qualidades. E uma delas é certamente detestarem falar da vida alheia, cuidando de si mesmos, e deixando os outros em paz.
Só um conselho: deveriam pensar em começar a aproveitar a vida desde cedo, pois são em geral sérios demais na juventude, perdendo ocasiões preciosas de passar momentos divertidos e descontraídos.
A maior ameaça à sua saúde é o pessimismo, que pode levá-los a problemas nervosos. Quanto aos dentes, ou eles os têm brancos e fortes ou vivem no consultório do dentista - não há em geral um meio-termo nesse setor. Têm propensão a alergias (devido à pele sensível) e a problemas de alimentação e, precisam constantemente de muito ar puro e exercício.
Suas zonas sensíveis são os rins, os ossos e as articulações; suas dores de cabeça costumam ser fortíssimas.
Sendo em geral fracos na infância, superam isso e chegam a viver muito, embora frequentemente com problemas de artrite e reumatismo.
Suas cores são o verde-escuro, o azul-marinho, o preto e o marrom; suas pedras são o ônix e o rubi.
Seu perfume predileto: violeta.
[em construção...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário